terça-feira, 29 de outubro de 2013

Viva e eficaz

Acredito que já comentei aqui que estou lendo um material sobre transtorno bipolar. Na verdade, trata-se de alguns textos que uma amiga me deu e foram parte do conteúdo do curso que ela fez de aconselhamento bíblico. Estou me encantando com o material. Como diz em um dos textos, "Jesus é a resposta para um coração indomado" (tradução minha).

Pois então, pensando nisso, compreendi que a Bíblia realmente tem todos os recursos necessários para aconselhar um coração instável, não só para os bipolares, mas também para os depressivos, para os que têm TOC e para os que têm toda sorte de problema da psiquê, "pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração" (Hb. 4:12, NVI). Através da leitura bíblica, é possível não só diagnosticar, mas tratar a ferida que nos atinge.

Além disso, sabemos que do coração procedem as fontes da vida (Pv. 4:23). Daí, a importância de nos alimentarmos de tudo o que é puro, respeitável, amável, enfim, de tudo o que é virtuoso (Fp.4:8) e renovarmos nossas mentes (Rm. 12:2).

Se, por um lado, TB não tem cura (pelo menos, para a medicina), por outro, temos, na luta contra a doença, um elemento chave, que é a Bíblia. Ainda que você não tenha quem o aconselhe, faço um convite de leitura da palavra e estou certa de que você descobrirá muitas riquezas.

Um comentário:

Alex Barbosa disse...

Muito belo, creio que esse post chegará ao alcance de pessoas que possuem algumas dessas patologias, e oro para que façam uso das Escrituras Sagradas.